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Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves do SENAI – Saiba tudo

Todo meio de transporte necessita de manutenção e por isso o SENAI criou o curso técnico em Manutenção de Aeronave, pensando em manter esse meio de transporte sempre em funcionamento, através de profissionais qualificados.

Imagine você sendo o responsável pela manutenção de grandes aeronaves? Pense em você sendo o responsável por todos os componentes elétricos de aeronaves?

Tudo isso é possível, já que o SENAI oferece o curso técnico exatamente com este fim.  No artigo de hoje você vai aprender como funciona o curso, quais são as matérias, quanto recebe um profissional formado e como se inscrever no curso Técnico em Manutenção em Aeronaves.

Como é o curso Técnico em Manutenção de Aeronaves

O curso ofertado pelo SENAI é presencial, com carga horária de 1280 horas, o que representa 4 semestres, 2 anos de estudo.

Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves do SENAI - Saiba tudo
Reprodução/Senai

Ao final do curso o aluno será capaz de montar e desmontar os instrumentos da aeronave, fazer a manutenção de equipamentos e diagnosticar as condições dos equipamentos.

O curso é dividido em 2 módulos, sendo estes divididos em 4 semestres, são esses o módulo básico e o módulo especialização aviônicos, separados no conteúdos abaixo:

Módulo básico

  • Ciências Naturais – 20h (1º Semestre)
  • Comunicação Oral e Escrita – 30h (1º Semestre)
  • Conhecimentos Básicos sobre Aeronaves de Asa Fixa e Rotativa – 50h (1º Semestre)
  • Desenho Técnico de Aeronaves – 20h (1º Semestre)
  • Inglês Básico e Técnico – 40h (1º Semestre)
  • Matemática – 30h (1º Semestre)
  • Metrologia – Ferramentas Manuais e de Medição – 40h (1º Semestre)
  • Peso e Balanceamento – 10h (1º Semestre)
  • Primeiros Socorros – 12h (1º Semestre)
  • Regulamentação da Aviação Civil – 16h (1º Semestre)
  • Regulamentação da Profissão do Mecânico – 12h (1º Semestre)
  • Segurança Operacional – 20h (1º Semestre)
  • Combustíveis e Sistemas de Combustível – 20h (2º Semestre)
  • Controle De Corrosão Em Materiais Aeronáuticos – 30h (2º Semestre)
  • Eletricidade Básica – 60h (2º Semestre)
  • Fatores Humanos na Manutenção Aeronáutica – 20h (2º Semestre)
  • Geradores e Motores Elétricos de Aviação – 30h (2º Semestre)
  • Gestão de Pessoas – 30h (2º Semestre)
  • Manuseio de Solo, Segurança e Equipamentos de Apoio – 30h (2º Semestre)
  • Princípios da Inspeção e Regulamentação da Manutenção – 30h (2º Semestre)
  • Tecnologia dos Materiais Aeronáuticos – 30h (2º Semestre)
  • Tubulações e Conexões – 20h (2º Semestre)

Módulo especialização aviônicos

  • Eletrônica Básica – 130h (3º Semestre)
  • Eletrônica Digital – 90h (3º Semestre)
  • Inglês Técnico – Aviônicos – 30h (3º Semestre)
  • Sistemas Elétricos de Aeronaves – 80h (3º Semestre)
  • Inspeção de Aviônicos – 50h (4º Semestre)
  • Instrumentos de Aeronaves – 120h (4º Semestre)
  • Sistemas de Comunicação e de Navegação – 90h (4º Semestre)
  • Sistemas Elétricos de Partida e de Ignição de Motores – 50h (4º Semestre)
  • Sistemas Elétricos de Proteção Contra os Efeitos da Chuva e do Gelo e Contra Fogo – 40h (4º Semestre)

Preço curso técnico em Manutenção de Aeronaves do SENAI

Para saber o valor do investimento necessário para ser um Técnico em Manutenção de Aeronaves do SENAI será necessário entrar em contato com a unidade interessada, pois o valor varia de acordo com o local.

Veja também:

Como se inscrever

Se você decidiu que este é o melhor curso para você, é importante que acesse o site do SENAI do seu Estado e verifique a disponibilidade do curso.

O candidato deve ter no mínimo 14 anos, estar cursando o segundo ano do ensino médio, ou já ter concluído.

Onde trabalha o técnico em Manutenção de aeronaves?

O mercado de viagens aéreas é muito movimentado, transportando milhões de pessoas por ano. Seja em viagens de férias ou a trabalho.

Por isso, as aeronaves necessitam de cuidados a todo tempo, visando a segurança dos equipamentos, clientes e funcionários.

O técnico em Manutenção de aviônicos será responsável pelo cuidado com os componentes elétricos e eletrônicos das aeronaves. Sendo eles os instrumentos de navegação, rádio navegação, radiocomunicação e de radar.

Podem trabalhar na indústria Aeronáutica, em centros de manutenção Aeronáutica, em oficinas de reparação de itens aeronáuticos e nos setores responsáveis pelas operações e manutenção de trânsito de aeronaves em aeroportos e aeroclubes, tanto de empresas privadas como instituições públicas como as Forças Armadas.

Trata-se de um profissional muito bem remunerado, pois pode faturar mensalmente o valor de R$ 3 mil a R$ 12 mil, pois são poucos os profissionais disponíveis. Além de ser necessário que este realize provas de habilitação na ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, para poder estar autorizado a exercer a função.

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