Quando somos jovens sempre nos perguntam o que queremos ser quando crescer, e nos fazem tal questionamento no objetivo de saber com o que queremos trabalhar quando formos adultos. E após decidirmos com o que queremos ocupar nosso tempo de trabalho, devemos escolher como se dará a especialização para a área escolhida, e muitas pessoas optam por cursos profissionalizantes do SENAI.
Curso profissionalizante é um ensino direcionado a uma formação específica e rápida, focada apenas na função ensinada. Onde o formando aprenderá de forma ágil e poderá entrar com brevidade ao mercado de trabalho. E pensando nisso o SENAI oferece diversas opções de curso profissionalizantes.
São muitas alternativas em diferentes segmentos da indústria. E para você conhecer um pouco mais sobre os cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição, confira as informações desse artigo.
Você já ouviu falar do SENAI?
O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, se trata de uma instituição privada de ensino, sem fins lucrativos, na verdade a maior da América Latina, que oferece cursos de formação profissional em diversos níveis, desde a especialização à pós-graduação.
Abrangendo 28 áreas de indústria brasileira há mais de 40 anos no Brasil e mais 10 países, onde milhões de pessoas já se formaram, nos 26 Estados do país e no Distrito Federativo, com mais de 900 cursos no portfólio, instrutores qualificados, laboratórios para ensino na prática e mais 65 mil inscritos por ano.
Que se mantém através da contribuição das empresas contribuintes, do setor industrial, transporte ferroviário e dutoviário e as de comunicação.
Como é o curso profissionalizante do SENAI?
Os cursos profissionalizantes oferecidos pelo SENAI se tratam de Qualificação Profissional, destinada a jovens e adultos, a partir de 16 anos, de diversos níveis de escolaridade, com carga horária mínima de 160 horas, nas modalidades EAD (Educação a distância) e presencial.
Quais cursos profissionalizantes o SENAI oferece?
O SENAI oferece cursos profissionalizantes para especialização em diversas áreas da indústria, segundo o próprio SENAI, eles formam profissionais para 28 departamentos da tecnologia à gastronomia, tendo oportunidades de aprendizagem para diversos perfis de alunos.
Vejamos abaixo algumas das opções oferecidas pela instituição:
- Curso básico de mergulho raso profissional;
- Curso de mecânico em Refrigeração comercial;
- Fotógrafo;
- Caldeireiro;
- Inspetor de soldagem N1;
- Desenvolvedor de conteúdos YouTube;
- Operador de áudio;
- Editor de vídeo;
- Cozinheiro industrial;
- Mecânico de manutenção de equipamentos hidropneumáticos;
- Eletricista predial;
- Pintor industrial – rolo e trincha;
- Instalador de sistemas fotovoltaicos;
- Assistente de controle de qualidade;
- Pedreiro de alvenaria da vedação;
- Mecânico de veículos leves;
- Acabador de mármores e granitos;
- Pintor de obras;
- Operador de máquinas de marcenaria;
- Designer de jóias e bijuterias;
- E diversos outros.
Qual a duração do curso profissionalizante do SENAI?
Cursos profissionalizantes são interessantes para pessoas que desejam uma formação profissional rápida e prática, que são focados no mercado de trabalho.
Sendo assim, os cursos profissionalizantes do SENAI são de baixa ou média duração, pois possuem carga horária de 160 horas a 580 horas, sendo que em cursos técnicos o período de estudo é de 18 a 24 meses.
Quanto custa o curso profissionalizante do SENAI?
O investimento nos cursos profissionalizantes do SENAI variam bastante, pois o valor está de acordo com a especialidade que será ensinada, carga horária e local onde será aplicado. Tendo valores de R$ 1.100 a R$ 5 mil de custo, contudo, todos os cursos podem ser parcelados no cartão ou no boleto.
Como se inscrever no curso profissionalizante do SENAI?
Para se inscrever é muito simples, basta procurar pela unidade SENAI do seu Estado no Google, verificar quais cursos profissionalizantes estão disponíveis, avaliar se o investimento cabe no seu bolso, e clicar em inscrever.
Caso não queira procurar pela unidade, acesse o site Mundo SENAI aqui. Ou acessar o site Firjan SENAI neste link.
Requisitos para se inscrever em um curso profissionalizante
Como são diversos temas, muitas opções de curso, os requisitos para participação também são variados, pois cada qualificação profissional exige um certo grau de formação ou experiência.
Sendo assim, há cursos onde é necessário que o candidato tenha cursado o ensino fundamental até o 5° ano, e outros que exigem a conclusão do ensino fundamental ou médio, e a idade mínima é de 16 anos a 18 anos.
Algum curso lhe interessou? Apresse-se e se inscreva!